Jataí, Quarta, 23 de Maio de 2018
Google
   
Notícias
Capa
Cidade
Região
Cultura
Campo
Educação
Esportes
Entrevista
Nacional
Mundo
Últimas Notícias
Política
 
Canais
Acontece
Cinema
Informe Publicitário
Jurídica
Saúde
Policial
Serviços
Tudo
Infantil
 
Classificados
Imóveis
Emprego
Negócios
Veículos
 
Untitled Document > Educação
Data: 03/04/2018
UFG se transforma em UFJ e UFCAT
Aprovada a criação das universidades federais de Jataí e Catalão

O governo federal aprovou nesta semana a criação das universidades federais de Jataí, na região sudoeste, e Catalão, no sudeste do estado, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). Assim, houve a transferência automática dos prédios, dos cursos, dos alunos e de cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da UFG para as novas instituições.

Assinadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), as leis que instituem as universidades foram sancionadas na última terça-feira (20) e preveem que elas terão por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.

Como são federais, as novas instituições de ensino serão mantidas com verba da União, podendo receber recursos de convênios e auxílios concedidos por entidades públicas e empresas.

A administração de cada uma será exercida pelo reitor e pelo Conselho Universitário. Após serem nomeados, eles têm 180 dias para encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) a proposta de estatuto das instituições.

Diretor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Alessandro Martins explicou que a UFG está acompanhando o trabalho de gestão. “Estamos aguardado o Ministério da Educação nomear a universidade tutora para definir qual vai ser a gestão provisória que vai fazer o primeiro passo da instituição. Acreditamos que haverá uma definição até a próxima semana."

~~~UFJ
A UFG possuía em Jataí a Unidade Riachuelo e a Cidade Universitária José Cruciano de Araújo, também conhecida como Jatobá, que contam com 30 prédios. Agora, eles pertencem à UFJ, implantada pela Lei nº 13.634/2018. A instituição possui cerca de 3,3 mil alunos distribuídos em 25 cursos de graduação e sete de pós-graduação, seis de mestrado e um de doutorado.

A legislação determinou a criação de 67 cargos técnico-administrativos em Educação. Também foram autorizados 266 cargos de direção e funções gratificadas.

Diretor da UFJ, Alessandro Martins explicou que a UFG está acompanhando o trabalho de gestão. “Estamos aguardado o Ministério da Educação nomear a universidade tutora e qual vai ser a gestão provisória que vai fazer o primeiro passo da instituição. Acreditamos que haverá uma definição até a próxima semana”, disse ao G1.

~~~UFCAT
Criada pela Lei nº 13.634/2018, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) engloba dois campus na área urbana de Catalão e uma fazenda na zona rural, que pertenciam à UFG. A nova universidade já nasce com cerca de 3,5 mil alunos, 28 cursos de graduação, dez mestrados e dois doutorados.

De acordo com a lei que prevê a implantação da instituição, haverá 81 cargos técnico-administrativos em Educação e 272 de direção e funções gratificadas na UFCAT.

Fonte: Paula Resende, G1 GO
Comente

Nenhum coment�rio cadastrado para esta not�cia
Resolução: 800x600 Anuncie Copyright 2018 Jornal da Cidade Todos os direitos reservados - Visitas: 4156320